terça-feira, 21 de junho de 2011

Carícia essencial em sala de aula

A CARÍCIA ESSENCIAL EM SALA DE AULA
____________________________________________________________

Olá Professor Sensacional!

Quero conversar com você sobre um tema de um livro que escrevi há muito tempo, mas que continua atualíssimo: A Carícia Essencial.
“Carícia” é um termo muito usado na Análise Transacional, que significa “o reconhecimento de que a pessoa está viva”.
Todos nós, seres humanos, precisamos ser reconhecidos. Todos nós precisamos de atenção, de afeto.
Na Análise Transacional, a gente tem uma frase que diz “Um beijo é melhor que um tapa, mas um tapa é melhor do que a indiferença”.
Quando a gente analisa o comportamento de nossos alunos, em especial aqueles problemáticos, percebemos que essa frase está muito viva.
Aquela criança que foi criada num ambiente sem afeto, sem a disponibilidade dos pais, com o tempo percebe que não consegue beijos... Somente consegue tapas. Ou seja, ela percebe que só consegue atenção quando faz bobagem, quando bate no irmãozinho, quando quebra as coisas, quando é violenta, quando é agressiva.
Quando o professor tem dificuldades com um aluno com comportamento destrutivo, a primeira pergunta que precisa fazer é “Que tipo de Carícia ele está precisando?”.
O professor que criar na sala de aula um ambiente rico em estímulos, em afetos, em Carícias, vai perceber que as crianças vão parar de “pedir um tapa para receber atenção”.
Esse é o grande desafio do professor hoje na sala de aula. O segredo para uma boa educação está em ajudar as nossas crianças a se sentirem importantes.

Olhe nos olhos de seus alunos e procure passar todo o seu afeto. Deixe que eles percebam o tesouro que você é! E isso vai fazer a grande diferença na sua vida e na vida de cada um deles.

Um grande abraço,


Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário